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SEMANA DA BARBIE: DOLLS




 Está terminando a semana da Barbie e olha que eu não falei, nem mostrei nem metade do que eu queria, pesquisando sobre a Barbie essa semana percebi que tem muita coisa mesmo da boneca para adulto, na verdade tem tudo, Barbie não é mais só coisa de criança, é um ícone eterno para todas as girls e uma brincadeira p/ gente grande pq tudo que leva o nome da Barbie é caro, para finalizar a semana da Barbie eu vou mostrar algumas bonecas Barbie que ficaram na história e também vou mostrar as minhas preferidas. Admiro quem coleciana as bonecas e não abrem nem a caixa, guardam todas fechadinhas, eu não conseguiria, abriria logo!! Aproveitando também o post para desejar um feliz dia das mães, mesmo estando doente não tem como eu não acordar com um sorriso no rosto, quando olho p/ o rosto do meu bebê assim que acordo, é inevitável o sorriso!! O curioso é que a Barbie já foi tudo, menos mãe, nunca vi uma Barbie original grávida, por isso ela tem o corpo perfeito e pode seguir qualquer carreira hehe

A HISTÓRIA DA BARBIE


 Foi Ruth, esposa de Elliot Handler, fundador da tradicional empresa de brinquedos Mattel, quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta que até então só existia em papel. Na verdade, a boneca alemã Bild Lili, feita de celulóide, é anterior à BARBIE, e pode ter inspirado Ruth, que por achar as caras e fisionomias das bonecas da época infantis demais, desenhou uma boneca em três dimensões com um ar mais adulto, capaz de proporcionar as meninas todos os sonhos possíveis. O nome BARBIE era o apelido (diminutivo) de sua filha Bárbara. Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York no dia 9 de março de 1959, e começou a ser vendida por apenas US$ 3. Atualmente, uma peça da boneca original supera os US$ 10 mil. Foi apresentada como uma adolescente vestida com as últimas tendências da moda. Loura e trajando um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 centímetros de altura. Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem do final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelo para ir ao trabalho como designer de moda (primeira profissão da Barbie).

 Os produtores de brinquedos da época foram céticos quanto ao sucesso da nova boneca, porém a reação das mães das meninas foi totalmente diferente. Elas adoraram a boneca desde seu lançamento. Afinal, BARBIE era linda, esbelta, emancipada, usava maquiagem, não tinha filhos e com tempo de sobra para investir na carreira, e não para cuidar das tarefas domésticas. Em resumo, era o oposto do estereótipo da dona de casa americana do pós-guerra. Só no primeiro ano da existência da boneca, foram vendidas 351 mil unidades. Nos anos seguintes BARBIE acompanhou as tendências da moda com suas coleções de estilos e modelos, como nos anos 60 onde representava a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo (perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva). Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa; em 1965 ganhou pernas flexíveis, e, em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovial, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas e grandes óculos.
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  Durante os anos 70, assim como a juventude da época, vestiu mini-saias, os cabelos cresceram, o visual se tornou hippie e em 1972 ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley. Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. BARBIE apareceu em uma versão “seriado Dallas”, com cabelo estilo Farrah Fawcet, e lábios vermelhos. Em 1980, foi lançada a coleção étnica, com modelos de BARBIE vestidas de roupas típicas de vários países como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Em 1982, a maquiagem virou item obrigatório e já fazia parte dos acessórios da boneca. Foi nesse período que se iniciou a produção de bonecas para colecionadores e a fabricante de brinquedos começou a importar a boneca para o Brasil. Nos anos 90, com suas primeiras fãs atingindo a idade balzaquiana, tornou-se brincadeira de gente grande, passando a ser objeto de colecionadores. Estilistas de renome como Christian Dior, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano e Bob Mackie vestiram a menina de plástico com suas luxuosas criações. Abriu esta década dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, a série da boneca de maior sucesso, Tottaly Hair Barbie (cujos cabelos iam até os pés), foi lançada, vendendo mais de 10 milhões de unidades, gerando aproximadamente US$ 100 milhões em vendas no mundo todo.



BARBIE BURBERRY

BARBIE DIOR

BARBIE DONNA KARAN

BARBIE RALPH LAUREN


BARBIE VERSACE
BARBIE ARMANI
  No ano de 1999, em comemoração ao quadragésimo aniversário de BARBIE, a Mattel lançou uma campanha promocional global com o tema “Little Girls Need Big Dreams. Celebrating 40 Years with Barbie”. No modelo comemorativo BARBIE usava um vestido longo preto com detalhes em prata e um buquê com 40 rosas vermelhas. Em 2002, deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marlyn Moroe e Charles Chaplin. Com tanto sucesso, ela chegou à Hollywood com os filmes “Barbie e o Quebra Nozes”, “Rapunzel” e “A Princesa e a Plebéia”, entre tantos outros. Era o auge do sucesso.
A crise dos 50 anos
A boneca mais famosa do planeta chegou aos 50 anos no ano de 2009 em crise de identidade e com as vendas em queda. Seu estilo de vida e sua silhueta esguia - equivalente a uma mulher de 1.75m de altura, 91.5 cm de busto, 45.7 cm de cintura e 84 cm de quadril, serviram de inspiração para centenas de milhares de meninas de todos os cantos do planeta. Todas queriam ser como ela. Aos 50 anos, contudo, a boneca loira de 28 cm sentiu o peso da idade. Em termos financeiros está longe de ser o fenômeno de outrora. Em 2008, suas vendas caíram 9%, enquanto a comercialização das demais bonecas avançou 11%. Resultado direto do acirramento da concorrência e de diversos erros estratégicos cometidos pela própria Mattel. O principal deles foi a falta de agilidade para reagir à chegada de concorrentes mais antenadas com as aspirações da chamada geração Internet. Basta acompanhar o sucesso de Bratz, uma adolescente com cabeça e pés grandes, salto plataforma e pose de atrevida. A personagem foi rapidamente assimilada pelas pré-adolescentes que consideravam, em boa medida, que BARBIE era coisa de criança. A direção da empresa acusou o golpe. 
  Deixou de lado a postura blasé e colocou em marcha uma verdadeira operação de guerra. Afinal, a BARBIE sozinha responde por 30% de suas vendas totais. Por isso, criou versões mais despojadas e étnicas da boneca, como a My Scene, e colocou o perfil da boneca no MySpace e no Facebook. Lançou uma linha de fashion dolls bastante iradas, Flavas, inspirada na cultura hip-hop. A idéia era fazer desse modelo uma “versão de combate” para deter o avanço da arqui-rival. Não deu certo. As vendas continuaram despencando ano após ano. Sem sucesso no campo mercadológico, a direção da empresa, então, mudou de tática. Ingressou na justiça contra a MGA, acusando o designer Carter Bryant, pai da Bratz, de ter roubado o nome e o desenho da boneca do acervo da Mattel, quando trabalhou por lá. Em agosto de 2008, a MGA foi condenada a indenizar a empresa em US$ 100 milhões. Além da arena jurídica, a Mattel também reagiu no campo das “fashion dolls”. Para marcar o cinqüentenário de BARBIE, a empresa preparou um mega-desfile no dia 14 de fevereiro, na prestigiosa Semana de Moda de Nova York. A escolha do local deveu-se ao fato de sua primeira aparição pública ter ocorrido em uma feira de brinquedos justamente nessa cidade. A volta à Big Apple foi em grande estilo. A Mattel convidou 50 renomados estilistas para desenhar peças inspiradas na boneca. Entre eles a americana Vera Wang, o francês Christian Louboutin, Calvin Klein, Diane Von Furstenberg e Tommy Hilfilger. Vera Wang desenhou um sofisticado vestido de noiva que custa, na versão adulta, US$ 15 mil, ou US$ 159.99, no corpo da esbelta BARBIE. Christian Louboutin, por sua vez, apresentou sapatos inspirados no universo da boneca. 

BARBIE CHRISTIAN LOUBOUTIN


BARBIE HELLO KITTY

BARBIE ELLE WOODS DO FILME LEGALMENTE LOIRA

BARBIE TARINA TARANTINO

BARBIE CHANNEL

BARBIE FASHION FEVER BY HILARY DUFF

CELEBRIDADES QUE SE TORNARAM BARBIE:

AMY WINEHOUSE

BEYONCÉ

BRITNEY SPEARS

HEIDI KLUM

LADY GAGA




RIHANNA




MADONNA


CURIOSIDADES:

•   Barbie tem seis irmãs: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999).
•   Ken surgiu em 1961, dois anos depois dela.
•   A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo.
•   Em 14 de fevereiro de 2009, Barbie esteve nas passarelas de New York, na Fashion Week (Semana de Moda) NY.
•   O primeiro animal de estimação da Barbie foi um cavalo chamado Dancer.
•   A boneca Barbie que mais vendeu até hoje foi a que tinha o cabelo até aos pés, lançada em 1992.
•   A Barbie já foi vestida por mais de 70 estilistas famosos.
•  Já teve mais de 108 profissões e já representou cerca de 50 nacionalidades.
•  Se pesquisar por Barbie no Google, aparecem cerca de 74.5 milhões de resultados.
•  A Barbie já teve cerca de 50 animais de estimação, incluindo cães, gatos, cavalos, um chimpazé, um panda...
• Barbie está com uma nova coleção chamada:Barbie quero ser...(onde é acompanhada pela boneca Kelly)
• A Barbie já teve cerca de 50 animais de estimação, incluindo cães, gatos, cavalos, um chimpazé, um panda...
• O filme Toy Store 3 tem participação da Barbie e do Ken.
• Está previsto para 2012 o lançamento de um filme live-action da Barbie produzido pela Universal pictures e as atrizes cotadas para fazer a Barbie são Paris Hilton, Jessica Simpson, Hilary Duff, Taylor Swift e Reese Whiterspoon.
Fonte: pt.wikipedia.org

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2 comentários:

Linα disse...

Adorei o post! <3 A Barbie Hippie é meu sonho de consumo! Amei as customizadas de celebridades! <3
Bjs, Lina from Vintage Dolls: http://linavintagedolls.blogspot.com/

Anônimo disse...

amei a barbie da hello kitty é linda mesmo!Eótimo blog porsinal.

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