Está terminando a semana da Barbie e olha que eu não falei, nem mostrei nem metade do que eu queria, pesquisando sobre a Barbie essa semana percebi que tem muita coisa mesmo da boneca para adulto, na verdade tem tudo, Barbie não é mais só coisa de criança, é um ícone eterno para todas as girls e uma brincadeira p/ gente grande pq tudo que leva o nome da Barbie é caro, para finalizar a semana da Barbie eu vou mostrar algumas bonecas Barbie que ficaram na história e também vou mostrar as minhas preferidas. Admiro quem coleciana as bonecas e não abrem nem a caixa, guardam todas fechadinhas, eu não conseguiria, abriria logo!! Aproveitando também o post para desejar um feliz dia das mães, mesmo estando doente não tem como eu não acordar com um sorriso no rosto, quando olho p/ o rosto do meu bebê assim que acordo, é inevitável o sorriso!! O curioso é que a Barbie já foi tudo, menos mãe, nunca vi uma Barbie original grávida, por isso ela tem o corpo perfeito e pode seguir qualquer carreira hehe
A HISTÓRIA DA BARBIE
Foi Ruth, esposa de Elliot Handler, fundador da tradicional empresa de brinquedos Mattel, quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta que até então só existia em papel. Na verdade, a boneca alemã Bild Lili, feita de celulóide, é anterior à BARBIE, e pode ter inspirado Ruth, que por achar as caras e fisionomias das bonecas da época infantis demais, desenhou uma boneca em três dimensões com um ar mais adulto, capaz de proporcionar as meninas todos os sonhos possíveis. O nome BARBIE era o apelido (diminutivo) de sua filha Bárbara. Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York no dia 9 de março de 1959, e começou a ser vendida por apenas US$ 3. Atualmente, uma peça da boneca original supera os US$ 10 mil. Foi apresentada como uma adolescente vestida com as últimas tendências da moda. Loura e trajando um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 centímetros de altura. Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem do final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelo para ir ao trabalho como designer de moda (primeira profissão da Barbie).
Os produtores de brinquedos da época foram céticos quanto ao sucesso da nova boneca, porém a reação das mães das meninas foi totalmente diferente. Elas adoraram a boneca desde seu lançamento. Afinal, BARBIE era linda, esbelta, emancipada, usava maquiagem, não tinha filhos e com tempo de sobra para investir na carreira, e não para cuidar das tarefas domésticas. Em resumo, era o oposto do estereótipo da dona de casa americana do pós-guerra. Só no primeiro ano da existência da boneca, foram vendidas 351 mil unidades. Nos anos seguintes BARBIE acompanhou as tendências da moda com suas coleções de estilos e modelos, como nos anos 60 onde representava a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo (perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva). Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa; em 1965 ganhou pernas flexíveis, e, em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovial, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas e grandes óculos.
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Durante os anos 70, assim como a juventude da época, vestiu mini-saias, os cabelos cresceram, o visual se tornou hippie e em 1972 ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley. Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. BARBIE apareceu em uma versão “seriado Dallas”, com cabelo estilo Farrah Fawcet, e lábios vermelhos. Em 1980, foi lançada a coleção étnica, com modelos de BARBIE vestidas de roupas típicas de vários países como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Em 1982, a maquiagem virou item obrigatório e já fazia parte dos acessórios da boneca. Foi nesse período que se iniciou a produção de bonecas para colecionadores e a fabricante de brinquedos começou a importar a boneca para o Brasil. Nos anos 90, com suas primeiras fãs atingindo a idade balzaquiana, tornou-se brincadeira de gente grande, passando a ser objeto de colecionadores. Estilistas de renome como Christian Dior, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano e Bob Mackie vestiram a menina de plástico com suas luxuosas criações. Abriu esta década dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, a série da boneca de maior sucesso, Tottaly Hair Barbie (cujos cabelos iam até os pés), foi lançada, vendendo mais de 10 milhões de unidades, gerando aproximadamente US$ 100 milhões em vendas no mundo todo.
BARBIE BURBERRY |
BARBIE DIOR |
BARBIE DONNA KARAN |
BARBIE RALPH LAUREN |
BARBIE VERSACE |
BARBIE ARMANI |
No ano de 1999, em comemoração ao quadragésimo aniversário de BARBIE, a Mattel lançou uma campanha promocional global com o tema “Little Girls Need Big Dreams. Celebrating 40 Years with Barbie”. No modelo comemorativo BARBIE usava um vestido longo preto com detalhes em prata e um buquê com 40 rosas vermelhas. Em 2002, deixou sua marca na Calçada da Fama, em Hollywood, ao lado das celebridades como Marlyn Moroe e Charles Chaplin. Com tanto sucesso, ela chegou à Hollywood com os filmes “Barbie e o Quebra Nozes”, “Rapunzel” e “A Princesa e a Plebéia”, entre tantos outros. Era o auge do sucesso.
A crise dos 50 anos A boneca mais famosa do planeta chegou aos 50 anos no ano de 2009 em crise de identidade e com as vendas em queda. Seu estilo de vida e sua silhueta esguia - equivalente a uma mulher de 1.75m de altura, 91.5 cm de busto, 45.7 cm de cintura e 84 cm de quadril, serviram de inspiração para centenas de milhares de meninas de todos os cantos do planeta. Todas queriam ser como ela. Aos 50 anos, contudo, a boneca loira de 28 cm sentiu o peso da idade. Em termos financeiros está longe de ser o fenômeno de outrora. Em 2008, suas vendas caíram 9%, enquanto a comercialização das demais bonecas avançou 11%. Resultado direto do acirramento da concorrência e de diversos erros estratégicos cometidos pela própria Mattel. O principal deles foi a falta de agilidade para reagir à chegada de concorrentes mais antenadas com as aspirações da chamada geração Internet. Basta acompanhar o sucesso de Bratz, uma adolescente com cabeça e pés grandes, salto plataforma e pose de atrevida. A personagem foi rapidamente assimilada pelas pré-adolescentes que consideravam, em boa medida, que BARBIE era coisa de criança. A direção da empresa acusou o golpe.
Deixou de lado a postura blasé e colocou em marcha uma verdadeira operação de guerra. Afinal, a BARBIE sozinha responde por 30% de suas vendas totais. Por isso, criou versões mais despojadas e étnicas da boneca, como a My Scene, e colocou o perfil da boneca no MySpace e no Facebook. Lançou uma linha de fashion dolls bastante iradas, Flavas, inspirada na cultura hip-hop. A idéia era fazer desse modelo uma “versão de combate” para deter o avanço da arqui-rival. Não deu certo. As vendas continuaram despencando ano após ano. Sem sucesso no campo mercadológico, a direção da empresa, então, mudou de tática. Ingressou na justiça contra a MGA, acusando o designer Carter Bryant, pai da Bratz, de ter roubado o nome e o desenho da boneca do acervo da Mattel, quando trabalhou por lá. Em agosto de 2008, a MGA foi condenada a indenizar a empresa em US$ 100 milhões. Além da arena jurídica, a Mattel também reagiu no campo das “fashion dolls”. Para marcar o cinqüentenário de BARBIE, a empresa preparou um mega-desfile no dia 14 de fevereiro, na prestigiosa Semana de Moda de Nova York. A escolha do local deveu-se ao fato de sua primeira aparição pública ter ocorrido em uma feira de brinquedos justamente nessa cidade. A volta à Big Apple foi em grande estilo. A Mattel convidou 50 renomados estilistas para desenhar peças inspiradas na boneca. Entre eles a americana Vera Wang, o francês Christian Louboutin, Calvin Klein, Diane Von Furstenberg e Tommy Hilfilger. Vera Wang desenhou um sofisticado vestido de noiva que custa, na versão adulta, US$ 15 mil, ou US$ 159.99, no corpo da esbelta BARBIE. Christian Louboutin, por sua vez, apresentou sapatos inspirados no universo da boneca.
BARBIE CHRISTIAN LOUBOUTIN |
BARBIE HELLO KITTY |
BARBIE ELLE WOODS DO FILME LEGALMENTE LOIRA |
BARBIE TARINA TARANTINO |
BARBIE CHANNEL |
BARBIE FASHION FEVER BY HILARY DUFF |
CELEBRIDADES QUE SE TORNARAM BARBIE:
AMY WINEHOUSE |
BEYONCÉ |
BRITNEY SPEARS |
HEIDI KLUM |
LADY GAGA |
RIHANNA |
MADONNA |
CURIOSIDADES:
• Barbie tem seis irmãs: Skipper (1964), Tutti (1966), Todd (1966), Stacie (1992), Kelly (1995) e Krissy (1999).
• Ken surgiu em 1961, dois anos depois dela.• A cada segundo, duas bonecas Barbie são vendidas em algum lugar do mundo.
• Em 14 de fevereiro de 2009, Barbie esteve nas passarelas de New York, na Fashion Week (Semana de Moda) NY.
• O primeiro animal de estimação da Barbie foi um cavalo chamado Dancer.
• A boneca Barbie que mais vendeu até hoje foi a que tinha o cabelo até aos pés, lançada em 1992.
• A Barbie já foi vestida por mais de 70 estilistas famosos.
• Já teve mais de 108 profissões e já representou cerca de 50 nacionalidades.
• Se pesquisar por Barbie no Google, aparecem cerca de 74.5 milhões de resultados.
• A Barbie já teve cerca de 50 animais de estimação, incluindo cães, gatos, cavalos, um chimpazé, um panda...
• Barbie está com uma nova coleção chamada:Barbie quero ser...(onde é acompanhada pela boneca Kelly)
• A Barbie já teve cerca de 50 animais de estimação, incluindo cães, gatos, cavalos, um chimpazé, um panda...
• O filme Toy Store 3 tem participação da Barbie e do Ken.
• Está previsto para 2012 o lançamento de um filme live-action da Barbie produzido pela Universal pictures e as atrizes cotadas para fazer a Barbie são Paris Hilton, Jessica Simpson, Hilary Duff, Taylor Swift e Reese Whiterspoon.
Fonte: pt.wikipedia.org
2 comentários:
Adorei o post! <3 A Barbie Hippie é meu sonho de consumo! Amei as customizadas de celebridades! <3
Bjs, Lina from Vintage Dolls: http://linavintagedolls.blogspot.com/
amei a barbie da hello kitty é linda mesmo!Eótimo blog porsinal.
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